COMO E FABRICADO O PLASTICO

COMO E FABRICADO O PLASTICO

Como é fabricado o plástico

 

O plástico tão presente em nosso dia-dia é feito atualmente do petróleo. O início da utilização do plástico foi em 1860, quando o inglês Alexandre Pakers iniciou suas pesquisas com o nitrato de celulosa, uma espécie de resina que recebou o nome de Parkesina”. Esse material era muito flexisivel e resistente a água, sendo esse o princípio do plástico que temos hoje em dia. Dois anos mais tarde em 1962 houve um concurso promovido por uma empresa que fabricava bolas de bilhar; quem fosse capaz de desenvolver um material que pudesse substituir o marfim ficaria com um prêmio de 10 mil dólares, o tipógrafo americano John Wesle Hyatt iniciou então as pesquisas para descobrir algum material que substituisse o marfim ou que atendesse as expectativas da empresa. Somente em 1870 John Wesle Hyatt conseguiu de forma objetiva o aperfeiçoamento da celulóide com uma mistura de nitrato de celulosa com adição de piroxilina, cânfora, álcool, polpa de papel e serragem; conseguindo assim a primeira matéria prima artificial. Por sua facilidade de trabalho, a celulóide foi um sucesso e nos anos posteriores acabou definindo a nomenclatura das matérias plásticas que eram criadas a partir da celulóide.

Na década de 30 nasceu o poliestireno, que tem como material base o eteno e o benzeno. No fim da década de 40 foi iniciada a produção comercial do poliestireno de alto impacto. No início dos anos 60, foi desenvolvido o processo para moldagem de poliestireno expandido. O plástico substitui com vantagens uma série de matérias-primas utilizadas pelo homem há milhares de anos, como vidro, madeira, algodão, celulose e metais. Além disso, ao substituir matérias-primas de origem animal, como couro, lã e marfim, possibilitou o acesso a bens de consumo pela população de baixa renda.

O processo de fabricação

O plástico é feito á partir do petróleo, em um processo de refinaria é retirado do petróleo e do gás natural o etileno e o propileno (formando os monômeros). O etileno e o propileno formado é combinado com um catalisador para formar uma substância em pó. Essa substância em pó parecida com o sabão em pó é o polímero. Essa é a matéria-prima na fabricação dos diversos plásticos. As resinas de polímeros são processadas em produtos plásticos finais, são aquecidas, moldadas e depois deixadas esfriando.

Os processos finais de fabricação de produtos plásticos

Extrusão - método utilizado para fabricar filmes plásticos: os grânulos são aquecidos e misturados mecanicamente em uma câmara, forçados através de uma pequena abertura e resfriados com ar ou água.

Moldagem por injeção – processo utilizado geralmente para embalagens como de manteigas ou iogurte: os grânulos de resina são aquecidos e misturados mecanicamente em uma longa câmara, forçados sob bastante pressão para dentro de um molde que já esfriou.

Moldagem por sopro - essa técnica é utilizada para fabricação de garrafas PET - Os grânulos de resina são aquecidos e comprimidos em um tubo líquido, parecido com creme dental. A resina entra no molde frio e o ar comprimido é soprado para dentro do tubo da resina. O ar expande a resina contra as paredes do molde.

Moldagem por rotação – técnica utilizada para fazer objetos grandes e ocos: os grânulos de resina são aquecidos e resfriados em um molde que pode ser girado em três dimensões. A rotação distribui o plástico igualmente ao longo das paredes do molde.

Sobre Você Sabendo