Como é feito a salsicha

Como é feito a salsicha

Como é feito a salsicha

Como é feito a salsicha do nosso hot-dog?

Como é feito a salsicha? A salsicha é uma delícia apreciada em todo Brasil e em várias partes do mundo, é a principal composição do lanche mais vendido nas ruas; o hot dog. A salsicha foi inventada na Áustria na cidade de Viena, no ano de 1805. Existem vários mitos no que se refere aos ingredientes da salsicha, como usar papel como ingrediente para complementar a salsicha; afinal como é feito a salsicha.

Ao contrário do que muitos imaginam a salsicha é feito de maneira muito higiênica em fábricas inspecionadas e completamente limpas, a produção da salsicha é praticamente toda de forma mecânica, sendo muito pouco necessário o manuseio da salsicha por pessoas. As máquinas se encarregam de praticamente todo processo de fabricação da salsicha. A carne utilizada para fabricação da salsicha é o que consideram restos ou sobras de cortes bovinos e suinos; na verdade partes que não são muito apreciadas como vísceras e bochechas de bovinos e suínos. Antes de ser utilizada essa carne passa por uma rígida inspeção para garantir a qualidade final da salsicha.

Entenda como é feito a salsicha.

Primeiramente são selecionados pedaços de carne que são picados em pedaços bem pequenos, essa carne é chamada de carne industrial.

Essa carne industrial é colocada em uma maquina chamada cutter, essa máquina mistura os vários pedaços de carne fazendo com que se torne uma mistura homogênea. Nessa mistura são adicionados demais ingredientes; entre eles o amido de milho, o sal, corantes e conservantes.

Essa mistura sai da cutter para ir para a etapa de embutimento, onde a massa da salsicha é embutida mecanicamente dentro de uma película que nada mais são do que tripas artificiais feitas geralmente de plástico ou celulose. Depois que a massa é embutida a salsicha é torcida ou separada mecanicamente.

O proximo processo para a fabricação da salsicha é o cozimento. As salsichas passam por uma estufa em uma temperatura de 80º por aproximadamente 30 minutos. No processo de cozimento os microorganizmos são eliminados, ainda assim a salsicha recebe um choque térmico ficando cerca de 20 minutos em água gelada para eliminar microorganismos resistentes ao calor.

No processo final de fabricação a salsicha recebe um banho de alguns minutos de um conhecido corante natural, o urucum, depois recebe um banho de ácido fosfórico para ajudar a fixar o corante. Após todo esse processo a salsicha industrializada está pronta para o consumo. Para finalizar a salsicha é embalada á vácuo.

Esse é o processo de industrialização da salsicha consumida no nosso hot dog e em nossa cozinha.

Sobre Você Sabendo