Como é feito o vidro

COMO É FEITO O VIDRO:

Como é feito o vidroPresente em praticamente tudo em volta do ser humano, sendo um dos produtos mais úteis no dia-dia, não se sabe ao certo onde e quando foi inventado o vidro, na verdade o vidro possivelmente tenha sido descoberto por acaso no Egito quando os Fenícios voltando de uma viagem, pararam para o preparo de animais que haviam caçado e após a refeição adormeceram deixando ali o utensilio onde haviam preparado a refeição sobre um pouco de carbonato de sódio natural, ao acordarem perceberam que ali havia se formado uma espécie pedras brilhantes e transparentes, iguais á pedras preciosas.

Processo de industrialização

Primeiramente todos os ingredientes para a fabricação do vidro são colocados juntos em um forno com temperatura média de 1.600cº.

Os ingredientes se contituem em areia sílica, Sódio, cálcio, potássio, magnésio, potácio. Cerca de 75% do vidro é composto pela areia.

Depois de derretidos em alta temperatura os infredientes se fundem, formando uma espécie de creme. Essa já é a base do vidro, que esta pronta para ser colocada no molde. No caso do vidro soprado, que é geralmente um processo mais manual de fabricação, o líquido é colocado em uma espécie de caldeirão, então é emergido um canudo de ferro e rapidamente o retira, o operário da algumas roda esse canudo de ferro até que sua extremidade se forme uma bola, essa bola é colocada dentro do molde e o operário então assopra o canudo, essa bola vai então preenchendo o espaçõ do molde. Depois é so cortar o vidro com uma espécie de maçarico para que ele se desprenda do canudo de ferro; pronto é so aguardar o esfriamento do material e o objeto feito de vidro soprado já está pronto.

Esse processo pode ser feito em pequenas fábricas de maneira praticamente artesanal, ou em grande escala nas indústrias, mas não muda, no caso do vidro plano é feito da mesma maneira usando um molde que tem um tamnho padrão e o vidro já sai com o tamanho pronto para ir para as distribuidoras. Além do vidro comum, outro tipo de vidro muito utilizado é o vidro temperado, que durante o processo de fabricação recebre um brusco resfriamento, isso faz com que o vidro fique mais resistente. o vidro temperado no momento em que se quebra se transforma em pequenos padaços e sem cortes.

Sobre Você Sabendo