Fotossintese

Fotossintese:

Fotossíntese

Fotossíntese

Fotossíntese significa síntese que usa luz

A fotossíntese é um processo pelo qual organismos clorofilados conseguem obter glicose através da energia da luz. É através da fotossíntese que a planta produz seu próprio alimento, transformando a radiação da energia solar em energia química.

A capacidade de realizar fotossíntese está presente nos Eucariontes e nos procariontes. Os Eucariontes que realizam a fotossíntese são os vegetais e as algas; os procariontes que realizam fotossíntese são as cianobactérias e também algumas bactérias.

Como as plantas fazem a fotossíntese?

Para realizar a fotossíntese planta absorve a água que chega até as folhas, captam a energia solar e também o gás carbônico, no processo da fotossíntese a planta une o gás carbônico á água e a um elemento químico da planta, chamado clorofila. Isso resulta em um alimento da planta, um açúcar chamado glicose. Durante esse processo a planta libera através das folhas o oxigênio. Esse processo em que a planta produz seu próprio alimento é a fotossíntese.

A fotossíntese é vital para os seres vivos, pois no processo de fotossíntese a planta absorve o gás carbônico que é rim e libera o oxigênio que é essencial para nossa respiração.

Com composição media de 0,03% do ar, o gás carbônico, como resultado da respiração de todos os seres vivos, se faz presente em meio a atmosfera.

Além da utilização da água para produção de alimento (fotossíntese), as plantas absorvem o gás carbônico presente na atmosfera, essa combinação resulta nos nutrientes que ela precisa os açucares.

A partir destes açucares, são produzidas pelas plantas outras substancias, como gorduras e proteínas, que forma o seu corpo e que vão ter papel importante na formação e manutenção do meio ambiente.

Sobre Você Sabendo